terça-feira, 21 de outubro de 2008

Artigo


A evasão escolar
(2218)

No Filme “Os Incompreendidos” de François Truffaut (1956), o personagem Antoine Doinel, jovem negligenciado pela família, acaba abandonando a escola e se metendo em uma série de confusões que o levam à um reformatório. Na vida real, Truffaut também foi mandado para um reformatório mas acabou sendo salvo por André Bazin, que o emprega como jornalista e crítico de cinema. Graças a Bazin, Truffaut pôde se tornar um renomado diretor de cinema francês.

E quais seriam as chances de isto ocorrer se Truffaut morasse hoje no Brasil?

A evasão escolar é um assunto recorrente ao se falar em educação pública em nosso país. Muitas causas podem ser apontadas para este problema mas a família é um dos fatores determinantes mais importantes ao se tratar deste assunto.

Segundo pesquisa de BRANDÃO et al. (1983), desenvolvida pelo Programa de Estudos Conjuntos de Integração Econômica da América Latina (ECIEL), "o fator mais importante para compreender os determinantes do rendimento escolar é a família do aluno, sendo que, quanto mais elevado o nível da escolaridade da mãe, mais tempo a criança permanece na escola e maior é o seu rendimento”.

No caso do Brasil, existem ainda outros fatores como a desigualdade social que acarreta na obrigação da criança em trabalhar para ajudar no orçamento familiar. Apesar do programa social do governo Lula, o Bolsa-Família, que atende hoje quase um quarto da população do País (45,8 milhões) com objetivo de fazer com que as crianças atendidas completem o ensino fundamental, o problema da evasão escolar está longe de ser superado, tendo até aumentado em alguns Estados atendidos pelo programa. Além dos fatores externos acima mencionados alguns teóricos responsabilizam a escola e o professor como o produtores do fracasso escolar. A escola por não estar preparada para receber o aluno e o professor devido as expectativas negativas que tem ao receber este aluno na chamada “profecia auto realizadora”.

São muitos os obstáculos a serem vencidos pelo aluno de escola pública no Brasil e a evasão escolar continuará a ser um desafio para toda nossa sociedade.

Fontes:
www.anped.org.br/reunioes/25/lucileidedomingosqueirozt13.rtf

http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac136993,0.htm

Nenhum comentário: