quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Artigo revisado 3

A família e a escola

(2836)

A evasão escolar é um assunto que preocupa a todos em especial em países em desenvolvimento como o Brasil. Muitas causas podem ser apontadas para este problema, mas hoje aparecem estudos que comprovam o quanto a relação familiar pode influenciar na vida escolar de uma criança. Segundo matéria publicada em 30 de outubro no Estado de São Paulo: ”O contexto familiar é responsável por 70% do desempenho escolar de um estudante, restando à escola e suas condições interferirem, positiva ou negativamente, nos 30% restantes. A conclusão surgiu de uma revisão da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil realizada pela Fundação Itaú Social.”

Ainda segundo pesquisa de BRANDÃO et al. (1983), desenvolvida pelo Programa de Estudos Conjuntos de Integração Econômica da América Latina (ECIEL), " Quanto mais elevado o nível da escolaridade da mãe, mais tempo a criança permanece na escola e maior é o seu rendimento”.


No Filme “Os Incompreendidos” de François Truffaut (1956), o personagem Antoine Doinel, é um jovem negligenciado pela família que acaba abandonando a escola e se metendo em uma série de confusões que o levam a um reformatório.

Na vida real, Truffaut também viveu uma infância conturbada, se sentia rejeitado pela mãe e vivia matando aula para ir ao cinema, paixão que o diretor cultiva desde cedo. Como no filme também acaba sendo mandado para um reformatório. Porém em seu caso, a estória teve um final feliz e Truffaut é salvo por André Bazin da importante revista “Les Cahiers du Cinema” que o emprega como jornalista e crítico de cinema e acaba se tornando um cineasta mundialmente reconhecido .

Truffaut também transformou a difícil relação materna em assunto recorrente em diversos de seus filmes, segundo interpretação de alguns críticos, seus personagens vivem em busca do amor que lhe foi rejeitado na infância.

Mas o caso de Truffaut é uma feliz exceção, pois o abandono escolar normalmente diminui muito as chances de um jovem conseguir sucesso em sua vida profissional. A educação continua sendo uma das maiores preocupações de nossa sociedade pois é um fator determinante para um país diminuir suas diferenças sociais .

Apesar do programa social do governo Lula, o Bolsa-Família, que atende hoje quase um quarto da população do País (45,8 milhões) com objetivo de fazer com que as crianças atendidas completem o ensino fundamental, o problema da evasão escolar está longe de ser superado e permanece como grande desafio a ser vencido em nosso país. Qualquer que seja o programa de política pública adotado nas escolas em nosso país, a família deverá ser inserida como peça chave para a solução deste problema.

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger269449,0.htm

www.anped.org.br/reunioes/25/lucileidedomingosqueirozt13.rtf

http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac136993,0.htm

Nenhum comentário: